Stellantis investirá R$ 13 bilhões na Itália para novos modelos de Jeep Compass e Alfa Romeo


A Stellantis enfrenta uma nova fase após a renúncia de Carlos Tavares, seu ex-CEO. Sob a liderança de John Elkann, presidente do conselho administrativo, a empresa anunciou um investimento significativo de 2 bilhões de euros na Itália, programado para 2025, o que equivale a aproximadamente R$ 13 bilhões.

Investimento em Marcas e Fábricas

Esse aporte financeiro beneficiará diversas marcas do grupo, incluindo Jeep, Fiat, Alfa Romeo, Lancia e DS, e assegurará a continuidade das operações em todas as fábricas italianas. A sede da Fiat, localizada em Turim, também se manterá ativa, apesar da sede principal da Stellantis estar na Holanda.

A planta da Maserati em Modena transformará suas instalações em um novo centro focado em veículos de luxo e esportivos. Na comuna de Atessa, novas vans elétricas estão previstas para lançamento até 2027. A fábrica de Mirafiori iniciará a produção de uma versão híbrida do Fiat 500 até o final de 2025, com expectativa de operação até 2033.

Novos Modelos e Tecnologias

Para a fábrica de Pomigliano D’Arco, a Stellantis planeja introduzir dois modelos inéditos a partir de 2028, utilizando a nova plataforma STLA Small. Embora a plataforma ainda não tenha sido oficialmente apresentada, espera-se que novos modelos compactos, sempre híbridos e/ou elétricos, sejam produzidos a partir dela.

A STLA Small também substituirá a atual plataforma CPM/e-CMP, utilizada nos modelos Peugeot 208 e 2008, Citroën C3 e C3 Aircross, entre outros.

Na planta de Melfi, a Stellantis anunciou a produção das versões híbridas e elétricas de novos modelos, como Lancia Gamma, DS 7, DS 8 e o aguardado Jeep Compass. A nova geração do Compass, que usará a plataforma STLA Medium, é esperada no Brasil em 2026.

Foco na Alfa Romeo

Por último, a Stellantis pretende revitalizar a Alfa Romeo, que ainda não se encontra em uma posição confortável dentro do grupo. Na fábrica de Cassino, a Alfa Romeo contará com três novos modelos de grande porte. A partir de 2025, o Stelvio ganhará uma nova geração e, em 2026, será apresentado o substituto para o sedã Giulia. Ambos os modelos serão híbridos e elétricos, e um terceiro modelo está em desenvolvimento, mas detalhes permanecem em sigilo.

Essas iniciativas marcam uma nova era para a Stellantis, que busca não apenas se estabelecer de forma sólida no mercado, mas também se adaptar às demandas por veículos elétricos e sustentáveis.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *