Motoristas enfrentam sérios problemas na BR-040, rodovia que liga o Rio de Janeiro a Brasília, com relatos de buracos constantes e falta de infraestrutura. Um motorista relatou à equipe da CNN: “Antes eu fazia um percurso de mais de 700 quilômetros e não tinha um buraco na via, guincho 24 horas e banheiros. Agora é um buraco a cada quilômetro.”
### A Realidade da BR-040
Desde que a concessionária Via 040 devolveu a concessão ao governo em agosto de 2024, a situação na rodovia se agravou. A empresa alegou prejuízos financeiros e, desde então, a cobrança de pedágio foi suspensa, deixando as praças de pedágio vazias e sem atendimento. Motoristas e trabalhadores que utilizam a via diariamente expressam preocupação com a deterioração das condições da estrada.
> “Antes todo mundo reclamava que a duplicação estava demorando, agora até esqueceram da duplicação e estão preocupados com os buracos na pista,” afirma um frentista de João Pinheiro.
### Dados Que Preocupam
De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o trecho administrado pela Via 040 nunca obteve uma avaliação positiva, sendo classificado como regular em 2024. O ministério garante que o DNIT está cuidando da manutenção, mas a reportagem não observou obras de reparo durante os dois dias de acompanhamento.
Os motoristas têm enfrentado um cenário de buracos, erosões e acostamentos com mato alto. Em um incidente recente, um caminhão de carvão sofreu um acidente próximo à praça de pedágio de São Gonçalo do Abaeté, e a falta de sinalização adequada levou os motoristas a se ajudarem mutuamente.
### Mudanças à Vista
O processo de concessão da BR-040 está em transição. O grupo francês Vinci Highways foi selecionado para operar o trecho conhecido como Rota dos Cristais, de Cristalina (GO) a Belo Horizonte (MG). O novo contrato inclui o Programa de Exploração da Rodovia (PER), que define os parâmetros de desempenho para o primeiro ano de operação.
> “Toda a estrutura da Via 040, desde as praças de pedágio até os postos de assistência ao usuário, será aproveitada pela Vinci Highways,” informou o Ministério dos Transportes.
### Resposta do Governo
Em nota, o Ministério dos Transportes esclareceu que o DNIT está mantendo contratos de conservação no trecho, incluindo serviços de tapa-buracos e manutenção do pavimento. O órgão reconheceu que a degradação do pavimento é acelerada durante períodos de chuva e assegurou que ações estão sendo tomadas para corrigir os problemas.
Com a expectativa de que a nova concessionária inicie suas operações até 10 de fevereiro, motoristas aguardam ansiosamente por melhorias que possam restaurar a segurança e a qualidade da BR-040.
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