Ranger conquista nota máxima no Latin NCAP, enquanto Amarok obtém apenas três estrelas.


Os testes de segurança estão a todo vapor neste fim de ano. O Latin NCAP divulgou os resultados de dois modelos bastante relevantes para o mercado brasileiro: Ford Ranger e Volkswagen Amarok reestilizada.

Destaques dos Resultados

  • Ford Ranger: Nota máxima de cinco estrelas
  • Volkswagen Amarok: Nota mediana de três estrelas

Ford Ranger: Desempenho Excepcional

A Ranger se destacou com 93% dos pontos na proteção de adultos. No teste de colisão frontal contra barreira deformável, a proteção do carona foi considerada adequada apenas na região do tronco, enquanto a cabeça e os membros inferiores apresentaram proteção boa. O motorista teve boa proteção na cabeça e no joelho, mas as pernas e o tronco receberam proteção apenas adequada.

Nos testes de impacto lateral, os resultados foram ainda melhores. Na colisão lateral contra barreira deformável, a proteção foi boa para todas as partes do corpo, e no impacto contra poste, apenas a região do tronco teve proteção adequada. No entanto, houve um ponto negativo no teste de colisão traseira: a proteção do pescoço no impacto de “whiplash” foi marginal.

“O segundo melhor desempenho da Ranger foi nos sistemas de assistência à segurança, com um total de 92% dos pontos atingidos.”

O ESC é padrão em todas as versões, e o aviso de cinto de segurança seguiu os padrões do Latin NCAP. O limitador de velocidade, os sistemas de permanência e centralização de faixa estão presentes, mas não pontuaram, pois não são recursos padrão.

Na proteção de crianças, a Ranger obteve 90% dos pontos, apresentando nota máxima nos testes e na avaliação de SRI. Os dummys de um e três anos foram totalmente protegidos nos testes de colisão frontal e lateral. A sinalização de advertência do airbag do passageiro também foi avaliada positivamente.

Apesar do bom desempenho, a proteção de pedestres da Ranger teve resultado mediano, com 75% dos pontos. A picape apresentou proteção considerada pobre nas áreas da borda frontal do capô para a cabeça, embora em outras áreas a proteção variou entre boa e adequada.

Volkswagen Amarok: Resultados Medianos

Por outro lado, a Amarok não teve notas tão altas. Na proteção para passageiros adultos, a picape obteve 81% dos pontos. Os testes de colisão lateral e traseira foram semelhantes aos da Ranger, mas a Volkswagen teve um desempenho inferior na batida frontal. O passageiro teve proteção adequada na perna esquerda e no tronco, enquanto o motorista apresentou proteção fraca no tronco e adequada na perna direita.

O melhor desempenho da Amarok foi na proteção infantil, com 87% dos pontos. Entretanto, o dummy de um ano e meio apresentou uma desaceleração torácica maior do que o esperado. Nos outros testes, os bonecos não tiveram a cabeça exposta e receberam proteção total.

Na avaliação de sistemas de assistência à condução, a Amarok alcançou 66% dos pontos, principalmente por não oferecer recursos como limitador de velocidade e frenagem autônoma. O alerta de colisão frontal atende aos requisitos do Latin NCAP, mas o sistema de detecção de faixa não oferece uma resposta ativa.

“O pior desempenho ficou para a proteção de pedestres, principalmente por não oferecer um sistema de frenagem autônoma.”

A proteção das áreas inferiores e superiores das pernas foi considerada boa, mas a proteção da cabeça variou de boa a adequada, com algumas áreas de proteção marginal.

Resumo

Em resumo, enquanto a Ford Ranger se destacou com cinco estrelas e desempenho elevado em diversos quesitos, a Volkswagen Amarok obteve três estrelas, apresentando resultados medianos, principalmente na proteção de adultos e pedestres. A análise do Latin NCAP ressalta a importância da inclusão de sistemas de segurança modernos, como a frenagem autônoma, para garantir uma melhor proteção aos ocupantes e pedestres.



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