Programa educacional de Alagoas aumenta matrículas e taxa de aprovação


Com o abrandamento gradual da pandemia da covid-19 e o receio de que a evasão escolar atingisse a casa dos 40% ou mesmo superasse essa proporção, o governo de Alagoas compreendeu a necessidade de soluções inovadoras. Assim, foi criado, em novembro de 2021, o Programa Professor Mentor, Meu Projeto de Vida, que foi apresentado nesta terça-feira (10) durante o segundo dia do Seminário Desafios e Experiências da Educação no Nordeste, em Natal.

O evento, organizado pela Secretaria de Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, com o apoio do Instituto Cultiva e do Consórcio Nordeste, reúne autoridades do governo federal e dos nove estados da região.

Foco no Desenvolvimento Científico

O programa alagoano tem como proposta fomentar a iniciação científica entre alunos do ensino médio. Com enfoque no projeto de vida do estudante, a pesquisa pode abranger temas como sustentabilidade ambiental, empreendedorismo, responsabilidade social, cultura digital e mediação artístico-cultural.

Incentivos para Professores e Alunos

Uma das preocupações do governo era garantir que os professores não desistissem das aulas presenciais, levando à criação de uma contrapartida para essa categoria tão exposta ao coronavírus.

  • Bolsas: Estabeleceu-se uma bolsa de R$ 1,5 mil para os professores e outra de R$ 250 para os alunos designados como monitores, sendo um monitor por turma.
  • Incentivo à Presença: Além disso, alunos com um mínimo de 90% de frequência nas aulas recebem um incentivo de R$ 150.

Resultados Significativos

Ricardo Lisboa Martins, superintendente de Educação de Alagoas, destaca que os frutos do programa são mensuráveis e significativos. A quantidade de estudantes matriculados no ensino médio da rede pública aumentou de 94.600 para 116.840 entre 2020 e 2024.

De acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), as taxas de aprovação em 2021 eram de 98,6% nos anos iniciais, 96,6% nos anos finais e 87,7% no ensino médio. Em 2023, esses números subiram para 98,7%, 96% e 93,8%, respectivamente. Além disso, a distorção idade-série, que ocorre quando a idade do aluno não é compatível com a série em que estuda, diminuiu de modo geral entre 2021 e 2023, conforme registrado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Estruturas de Apoio e Engajamento Familiar

Lisboa Martins também ressalta as trilhas de conhecimento do programa, que auxiliam os municípios a entender melhor o que deve ser trabalhado com os alunos, e a importância das competências socioemocionais. Os agentes do projeto também se esforçam para engajar os familiares dos alunos no processo educacional.

"A gente precisou criar uma estratégia, que era uma forma também de valorizar o professor. Aí, uniu o útil ao agradável. Valorizou o professor, dando uma bolsa a ele, e ele fica dedicado à turma e se envolve em pesquisa para a gente", resume o superintendente.

Nota: A repórter viajou a convite do Consórcio Nordeste, com o apoio do Instituto Cultiva.



Fonte: EBC

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