A Horse anunciou o início da produção nacional do motor 1.3 TCe, um motor turboflex que atualmente equipa apenas o Renault Duster. Denominado HR13, esse motor começa a ser fabricado no Brasil, já adaptado às normas do Proconve L8, apresentando potência e torque reduzidos.
Potência e Torque Reduzidos
De acordo com a Horse, o motor 1.3 turbo flex agora gera 163 cv e 25,5 kgfm a 1.600 rpm, o que representa uma redução em relação aos números anteriormente divulgados pela própria empresa: 167 cv e 27,5 kgfm a 1.600 rpm. Nas aplicações utilizadas pela Renault, a potência era de 170 cv e o torque de 27,5 kgfm até a implementação do Proconve L8.
“A adequação dos motores inclui uma série de sistemas, um novo mapa para o motor e a adoção do sistema ORVR, que evita emissões, entre outras exigências”, explica a empresa.
A Renault informou que em breve divulgará os novos valores de potência e torque de seus veículos após a conformidade com o Proconve L8. Isso sugere uma redução de potência, pelo menos para o Renault Duster, que é o único modelo com motor 1.3 turbo em produção atualmente, já que a Oroch 1.3 turbo foi descontinuada.
Produção Estratégica e Lançamentos Futuro
A produção nacional do motor 1.3 TCe é estratégica, pois será o principal motor do Projeto 1312, que pode ser o Renault Boreal, um SUV médio que deverá estrear no segundo semestre. Este modelo promete ser o maior e mais tecnológico automóvel da Renault já fabricado no Brasil, competindo diretamente com o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross.
Desenvolvido em parceria entre Renault e Mercedes-Benz, o motor HR13 foi lançado na Europa em 2018 e inicialmente equipado veículos da Mercedes, como os Classe A, CLA e GLB. Atualmente, também está presente em modelos da Dacia e Nissan, embora suas aplicações na Europa estejam diminuindo.
Mudanças no Mercado Europeu
O último Renault lançado na Europa com o motor 1.3 TCe foi o Austral, em 2022. Esse motor pode ser encontrado em versões do Kangoo e do Captur, que já não conta mais com a versão de 160 cv. As próximas versões deverão ser de 140 e 130 cv, ambas com sistema híbrido leve de 12V.
O motor 1.3 turbo será substituído por um motor três cilindros 1.2 turbo, que já equipa o Dacia Bigster na Europa. Este novo motor promete menor consumo e emissões, mas a mudança não é bem vista por muitos europeus, que preferem o desempenho do motor 1.3 turbo.
Quem é a Horse?
A Horse Powertrain é uma joint venture entre Renault e Geely, unindo suas divisões de motores a combustão em uma única empresa que fornece motores para todas as marcas dos dois grupos, incluindo Nissan, Mitsubishi, Volvo, Lynk&Co, Dacia e Proton. A empresa é responsável também pela fabricação do motor 1.0 TCe de 125 cv, que equipa o Renault Kardian.
A fábrica da Horse em Curitiba (PR) recebeu um investimento de R$ 100 milhões em 2024 para viabilizar a produção do novo motor. Com isso, o início da produção do motor 1.3 turbo no Brasil evita a importação dos motores prontos da fábrica de Valladolid, na Espanha.