O mercado brasileiro de franquias registrou alta de 13,5% em 2024, atingindo um faturamento de R$ 273,08 bilhões, segundo pesquisa de desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgada nesta quarta-feira (5).
De acordo com a entidade, o resultado está associado à recuperação do consumo, aquecido pelo baixo nível de desemprego, pelo aumento da massa salarial e pelo poder de compra das famílias.
“Um mercado de trabalho forte e mais dinheiro circulando na economia, mesmo com seus impactos inflacionários, impulsionaram o faturamento do franchising brasileiro que, assim como outros setores, superou as expectativas iniciais”, destacou o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.
Segmentos em Alta
Os segmentos de franquias que mais cresceram em 2024 foram:
- Entretenimento e Lazer: alta de 16,6%
- Saúde, Beleza e Bem-Estar: elevação de 16,5%
- Alimentação – Food Service: 16,1%
- Alimentação – Comércio e Distribuição: 14,7%
Principais Franquias
Pelo terceiro ano consecutivo, a Cacau Show manteve a liderança de marca com mais operações (4.216), uma expansão de mais de 10% em 2024. Em seguida, vêm:
- O Boticário: 3.746 operações
- McDonald’s: 2.704 operações
- Colchões Ortobom: 2.387 operações
A rede Lubrax+ subiu do sexto para o quinto lugar, com 1.685 operações.
Com esses dados, o cenário do franchising brasileiro se revela promissor, refletindo uma economia em recuperação e um mercado em constante evolução.