Em breve, os postos de combustíveis brasileiros podem receber uma nova opção de gasolina: a E30. Esta nova mistura, que aumenta o percentual de etanol de 27% para 30%, promete ser uma alternativa mais ecológica em relação à gasolina E27. Os testes iniciais começam este mês, realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, e o relatório final deverá ser apresentado em fevereiro. Se os resultados forem positivos, a E30 pode estar disponível nas bombas a partir de abril.
Os Testes da Gasolina E30
Para entender melhor o que está em jogo, conversamos com Renato Romio, gerente do laboratório de motores e veículos do Instituto Mauá de Tecnologia. Ele explica que a E30 não representa uma mudança drástica na composição da gasolina. “Aumentaremos a concentração de etanol em apenas três pontos percentuais, uma alteração considerada muito pequena”, afirma Romio.
Os testes utilizarão a gasolina E27 como base, com a adição de etanol, cuja taxa pode variar até 32%. Os veículos participantes incluem 15 carros e 13 motos de diferentes marcas e gerações, que vão desde a época do Proconve L2 (1992-1996) até o atual PL8.
Carros em Teste: Diversidade e Segurança
Romio menciona que os veículos escolhidos para os testes são de diversas tecnologias, incluindo injeção direta e multiponto. “A ideia é complementar um relatório de 2014, que não incluía os modelos L7 e L8”, explica. Todos os carros são exclusivamente a gasolina, visto que os modelos flex já estão adaptados ao etanol.
Caso algum veículo apresente problemas durante os testes, a solução pode ser a utilização de gasolina com 25% de etanol (Premium). “Isso será uma forma de feedback para os fabricantes, que poderão informar quais modelos funcionam ou não com a nova gasolina E30”, acrescenta Romio.
Expectativas e Resultados dos Testes
Os testes serão realizados em diferentes condições, tanto em pista quanto em laboratório. Serão avaliadas emissões, desempenho de aceleração (0 a 100 km/h), retomadas e a dirigibilidade dos veículos. “Estamos otimistas e acreditamos que não teremos problemas significativos”, comenta Romio.
Embora a mudança na gasolina possa impactar a potência e o consumo dos veículos, segundo o especialista, essas alterações devem ser imperceptíveis. O foco da nova mistura está na melhoria do ciclo de carbono. “O etanol é um combustível que, ao ser queimado, libera CO2, mas esse gás é absorvido novamente pela cana de açúcar, criando um ciclo mais neutro”, explica.
Impacto Ambiental e Futuro do Etanol
A adoção da gasolina E30 deve contribuir para um ciclo de carbono mais equilibrado, embora não se esperem reduções significativas nas emissões de gases poluentes dos escapamentos. Romio ressalta que a porcentagem ideal de etanol na mistura para melhor eficiência energética seria entre 30% e 35%.
"O etanol é um aliado fundamental na descarbonização do Brasil, especialmente quando combinado com carros híbridos", conclui Romio, destacando que o país possui vantagens em relação a outras regiões, como a Europa, que depende mais de veículos elétricos.
Com a possível chegada da gasolina E30, o Brasil avança em direção a um futuro mais sustentável, utilizando o etanol como uma solução viável para a redução dos impactos ambientais.