Quais as tendências para o futuro do comércio varejista no Brasil?
Para dar conta da resposta, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio) promove nesta quinta-feira (7) o webinário O Futuro do Varejo – Tecnologias e Estratégias da NRF 2025, voltado aos empresários do setor para sinalizar os cuidados e preparativos necessários, tanto a curto quanto a médio e longo prazos.
Principais Pontos em Destaque:
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Integração entre lojas físicas e digitais: Um dos pontos levantados pela entidade que merece atenção por parte dos varejistas que desejam crescer ou, pelo menos, manter-se em atividade.
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Serviços de entregas rápidas: Um aspecto que se destaca na busca por eficiência e satisfação do consumidor.
A avaliação partiu da assessora técnica da entidade, Kelly Carvalho, a partir das discussões de outro evento, realizado em janeiro nos Estados Unidos, organizado pela National Retail Federation (NRF).
“A digitalização deve ser priorizada, com investimentos em e-commerce, marketplaces e integração entre canais físicos e digitais. O varejo de bens essenciais tende a se beneficiar do aumento da renda e do emprego, enquanto segmentos dependentes de crédito devem focar em promoções e condições facilitadas de pagamento”, disse Kelly.
Para a assessora, “o futuro do comércio online e do varejo tradicional será marcado pelo equilíbrio cada vez mais dinâmico, onde a integração dos dois formatos se tornará essencial para o sucesso das empresas”.
Modelo Omnichannel
A integração entre os meios físico e digital (modelo omnichannel) será indispensável, comentou Kelly, ao acrescentar que as lojas físicas deixarão de ser apenas pontos de venda e passarão a atuar como centros de experiência, distribuição e suporte.
“Os consumidores poderão experimentar produtos antes de comprar online, retirar pedidos feitos pela internet e contar com um atendimento mais personalizado”, destacou.
Além disso, ela mencionou que “o conceito ‘phigital’, que mescla o ambiental com o físico, será cada vez mais explorado com tecnologias como provadores virtuais, realidade aumentada e pagamentos sem contato”.
Setores Mais Promissores
Quanto aos setores do varejo que têm boas perspectivas para o futuro, destacam-se:
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Beleza e bem-estar: Impulsionado pelo envelhecimento da população, com o crescimento das farmácias, suplementos e cosméticos.
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Casa e construção: Beneficiado pelo interesse em reformas e automação residencial, além da demanda por soluções sustentáveis, como energia solar.
Kelly prevê que as redes de shopping centers sem presença digital forte podem perder espaço.
“O segmento de eletrodomésticos e eletrônicos, dependente de crédito, enfrenta desafios devido às taxas de juros elevadas, que levam os consumidores a adiarem compras de alto valor. O fast fashion sofre concorrência crescente de gigantes asiáticos como Shein e Temu, enquanto cresce a demanda por moda sustentável”, completou a assessora.
O evento da Fecomércio é totalmente online e terá início nesta sexta-feira (7) a partir das 15h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla.