Indigestão: Entenda que vai além do estômago


A dispepsia, comumente conhecida como indigestão, é caracterizada por desconforto ou dor na parte superior do abdômen. Este sintoma frequentemente vem acompanhado de uma sensação de queimação, inchaço, náuseas e excesso de gases.

Os fatores que contribuem para o surgimento da dispepsia incluem má alimentação, estresse e refluxo ácido. Embora a condição seja comum e, geralmente, temporária, episódios recorrentes podem ser sinais de problemas mais sérios, como gastrite, esofagite ou úlceras.

É importante ressaltar que a dispepsia não é exclusiva de problemas gástricos ou esofágicos. O diagnóstico é feito através da análise dos sintomas e, em casos persistentes, pode incluir exames como a endoscopia.

O tratamento para a dispepsia pode variar, englobando ajustes na dieta, redução do estresse e uso de medicamentos. De acordo com Alfredo Salim, médico do pronto atendimento do Hospital Sírio Libanês e membro do Brazil Health, "a dispepsia pode ser causada também por problemas no coração e, em alguns casos, pode ser consequência do uso de medicamentos para emagrecer."

Para aliviar os sintomas de má digestão, é fundamental considerar alimentos e hábitos que podem ajudar no problema.

Esse conteúdo foi originalmente publicado em Indigestão não ocorre apenas no estômago: saiba mais sobre o quadro no site CNN Brasil.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *