O Ministério da Igualdade Racial assinou, nesta sexta-feira (17), um acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec). Esta entidade reúne as principais plataformas de mobilidade e tecnologia aplicada, incluindo Uber, 99, Ifood, Lalamove, Zé Delivery e Ambev.
Objetivos do Acordo
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou que o objetivo do acordo é utilizar as ferramentas de comunicação dos aplicativos para promover campanhas de conscientização e combate ao racismo.
“São milhões de usuários desses aplicativos no país. Se pudermos chegar a eles com mensagens, conteúdos educacionais e orientações sobre como denunciar, será uma grande contribuição”, afirmou Anielle Franco.
Diálogo e Melhorias para os Trabalhadores
Por iniciativa do ministério, o diálogo com a Amobitec incluirá uma reunião com os parceiros dos aplicativos para ouvir suas demandas sobre melhorias nas condições de trabalho e maneiras de garantir mais dignidade para esses trabalhadores.
André Porto, diretor-executivo da Amobitec, também comentou sobre a importância da parceria:
“Para nós, é motivo de orgulho cooperar com o Ministério da Igualdade Racial, uma vez que infelizmente, o racismo e a intolerância religiosa ainda existem no Brasil. Acreditamos que essa campanha terá um alcance grande, já que hoje temos milhões de usuários, motoristas e entregadores nos aplicativos.”
Campanha Nacional
A campanha de conscientização, combate e superação ao racismo será realizada em todo o território nacional, focando tanto nos motoristas e entregadores parceiros quanto nos usuários dos aplicativos. O acordo permitirá ao ministério disponibilizar informações sobre como enfrentar o racismo e suas formas de manifestação.
Além disso, o ministério poderá informar sobre as políticas públicas de combate e superação ao preconceito e discriminação racial.
A Amobitec, por sua vez, comprometeu-se a promover, junto às empresas associadas, a disponibilização de espaço para divulgação das campanhas e conteúdos produzidos pelo ministério em seus aplicativos e demais canais de comunicação.
Estratégias de Comunicação
O acordo prevê que o conteúdo produzido será enviado por push, que aparecem nos aparelhos telefônicos como notificações do aplicativo, ou por e-mail, garantindo que as mensagens alcancem um público mais amplo.