Fiat Strada Elétrica: A Solução para Carros Elétricos sem Bateria



Quando a bateria de um carro elétrico se esgota antes de chegar a um carregador, a primeira opção para quem está em uma rodovia sob concessão é acionar o reboque da própria concessionária. Para situações fora desse contexto, o seguro do veículo pode ser a solução mais viável. Entretanto, uma inovação promete facilitar esse tipo de resgate: a Fiat Strada equipada com uma bateria gigante na caçamba.

Recentemente, a equipe da QUATRO RODAS testou esse serviço. Durante a experiência, foi possível percorrer quase 400 km com diferentes carros elétricos, avaliando a autonomia de seis modelos, que ainda será detalhada em uma publicação futura. Para acompanhar os bastidores desse teste, os seguidores do Instagram da QUATRO RODAS puderam conferir os destaques.

A picape utilizada como veículo de socorro possuía uma impressionante bateria de 83 kWh e 30 kVA de potência, capaz de alimentar um supercharger portátil que recarregou cada um dos elétricos testados a uma potência de 20 kW. Essa capacidade é suficiente para carregar o BYD Dolphin Mini duas vezes, ainda sobrando energia.

### Inovação na Recarrega de Carros Elétricos

A bateria da Fiat Strada é selada dentro da caçamba e possui um sistema de ventilação próprio. O carregador, que acompanha o motorista, é instalado no momento em que um carro precisa ser recarregado. Como as baterias armazenam energia em corrente contínua (DC), a recarga é facilitada, permitindo que um conjunto maior de baterias possa carregar a até 60 kW. No entanto, é importante ressaltar que a bateria da Strada também precisará ser recarregada posteriormente.

Este projeto é resultado de uma parceria entre a Ultra Charge e a Plug.in, que acompanharam de perto o teste de autonomia. “Temos duas Stradas Power Bank na nossa frota, que atuam oferecendo recargas rápidas para veículos elétricos comerciais e já realizamos socorros de emergência na estrada”, afirma André Lourenço, gerente de vendas da Plug.in.

### Uma Nova Abordagem para Carregamento

A Ultra Charge, uma iniciativa da Scania, está em fase de testes e tem como objetivo ser um “Netflix de recarga de elétricos”. “Ofereceremos o serviço tanto por assinatura quanto avulso para qualquer proprietário de carro elétrico que precise de recarga onde estiver”, explica José Berretta, engenheiro da Scania.

O serviço pode ser agendado via aplicativo, permitindo que a empresa carregue o carro elétrico até 100%. “O serviço da UltraCharge traz mais conveniência aos proprietários, eliminando filas e a indisponibilidade de carregadores fixos”, destaca Matheus Texeira, outro engenheiro envolvido no projeto.

Um dos principais benefícios da recarga móvel é que não há custos de infraestrutura, o que torna a eletrificação mais acessível. Atualmente, a Ultra Charge cobra R$ 3,50 por kW, e o agendamento pode ser feito pelo site oficial ou WhatsApp. “Podemos carregar tanto modelos híbridos plug-in com recarga AC quanto elétricos com recarga DC”, afirma Thiago Tavares, também da equipe da Ultra Charge.

Considerando a comodidade de carregar o carro em qualquer lugar, o preço se torna atrativo, especialmente se comparado aos valores praticados em carregadores públicos, que podem variar de R$ 2,50 a R$ 4,00 por kW. Essa inovação representa um passo importante para a mobilidade elétrica, oferecendo soluções práticas e eficientes para os desafios do cotidiano dos motoristas de veículos elétricos.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *