Este Mercedes de 1954, que competiu na F-1, tem o valor estimado de R$ 321 milhões.


Quem é fã de carros sabe que, se quiser encontrar modelos genuinamente caros, é necessário ir até os leilões. É de lá que vêm os carros mais caros do mundo e, possivelmente, veremos o novo integrante da lista em breve.

Mercedes-Benz W 196 R Stromlinienwagen: Um Clássico em Alta

O modelo em questão é o Mercedes-Benz W 196 R Stromlinienwagen, de 1954. Uma peça rara com um currículo digno: esse carro competiu na Fórmula 1 de 1955, conquistando o GP de Buenos Aires. Além disso, ele também registrou a volta mais rápida do circuito de Monza, na Itália, pilotado por Juan Manuel Fangio e Sir Stirling Moss, respectivamente.

Mercedes-Benz W 196 R

"História ele tem, e é por isso que o W 196 R tem grandes chances de se tornar um dos carros mais caros do mundo."

Atualmente, o título de carro mais caro do mundo pertence ao Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupe de 1955, que custou cerca de 135 milhões de euros, aproximadamente R$ 862 milhões. O W 196 R pode superar a Ferrari 250 GTO, que foi leiloada por 48,247 milhões de euros (R$ 308 milhões), sendo a única unidade a correr oficialmente pela Scuderia Ferrari.

Um Design Inovador

Um aspecto curioso do W 196 R é seu design. Apesar de ter competido na Fórmula 1, ele possui rodas cobertas, algo impensável para a categoria. Das 14 unidades produzidas do W 196 R, apenas 4 tinham essa carroceria (Stromlinienwagen), otimizada para circuitos de alta velocidade. As demais apresentavam as rodas descobertas, seguindo o padrão da época.

"A ideia por trás dessa carroceria, feita em liga de magnésio e desenhada para oferecer a melhor aerodinâmica possível, era aumentar a velocidade máxima na pista."

Essa configuração era utilizada em circuitos específicos, como o de Monza, enquanto os modelos com rodas descobertas se saíam melhor em pistas sinuosas.

Potência e Tecnologia

Em termos de motor, a Mercedes testou opções de oito e 12 cilindros, optando pela primeira, com 2,5 L de cilindrada. Na realidade, tratava-se de dois motores de quatro cilindros, que funcionavam em conjunto. Inicialmente, o conjunto entregava 257 cv, mas, ao longo da temporada, foi aprimorado, alcançando 290 cv, capazes de levar o W 196 R a 300 km/h.

O motor contava com diversas inovações, incluindo:

  • Ignition dupla
  • Lubrificação por cárter seco
  • Sistema de válvulas desmodrômicas
  • Injeção direta de alta pressão desenvolvida pela Bosch

O tanque de combustível tinha capacidade de 178 litros, subdividido em compartimentos internos para evitar oscilações.

Transmissão e Tração

A Mercedes optou por uma caixa manual de cinco marchas com disco único, instalada no eixo traseiro. O câmbio possuía sincronizadores nas quatro marchas mais altas, além de um diferencial traseiro autoblocante para melhorar a tração.

O Futuro do W 196 R

Quanto ao preço, saberemos mais em fevereiro de 2025, quando o W 196 R Stromlinienwagen será leiloado pela RM Sotheby’s na Alemanha. A estimativa é que ele alcance cerca de 50 milhões de euros, ou aproximadamente R$ 321 milhões. Embora esteja longe do recordista, tem todas as condições de superar a Ferrari GTO.

"É um carro que não só carrega história, mas também uma promessa de se tornar um ícone no mundo dos leilões."



Veja mais detalhes no site da QUATRO RODAS

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