Quem é fã de carros sabe que, se quiser encontrar modelos genuinamente caros, é necessário ir até os leilões. É de lá que vêm os carros mais caros do mundo e, possivelmente, veremos o novo integrante da lista em breve.
Mercedes-Benz W 196 R Stromlinienwagen: Um Clássico em Alta
O modelo em questão é o Mercedes-Benz W 196 R Stromlinienwagen, de 1954. Uma peça rara com um currículo digno: esse carro competiu na Fórmula 1 de 1955, conquistando o GP de Buenos Aires. Além disso, ele também registrou a volta mais rápida do circuito de Monza, na Itália, pilotado por Juan Manuel Fangio e Sir Stirling Moss, respectivamente.
"História ele tem, e é por isso que o W 196 R tem grandes chances de se tornar um dos carros mais caros do mundo."
Atualmente, o título de carro mais caro do mundo pertence ao Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupe de 1955, que custou cerca de 135 milhões de euros, aproximadamente R$ 862 milhões. O W 196 R pode superar a Ferrari 250 GTO, que foi leiloada por 48,247 milhões de euros (R$ 308 milhões), sendo a única unidade a correr oficialmente pela Scuderia Ferrari.
Um Design Inovador
Um aspecto curioso do W 196 R é seu design. Apesar de ter competido na Fórmula 1, ele possui rodas cobertas, algo impensável para a categoria. Das 14 unidades produzidas do W 196 R, apenas 4 tinham essa carroceria (Stromlinienwagen), otimizada para circuitos de alta velocidade. As demais apresentavam as rodas descobertas, seguindo o padrão da época.
"A ideia por trás dessa carroceria, feita em liga de magnésio e desenhada para oferecer a melhor aerodinâmica possível, era aumentar a velocidade máxima na pista."
Essa configuração era utilizada em circuitos específicos, como o de Monza, enquanto os modelos com rodas descobertas se saíam melhor em pistas sinuosas.
Potência e Tecnologia
Em termos de motor, a Mercedes testou opções de oito e 12 cilindros, optando pela primeira, com 2,5 L de cilindrada. Na realidade, tratava-se de dois motores de quatro cilindros, que funcionavam em conjunto. Inicialmente, o conjunto entregava 257 cv, mas, ao longo da temporada, foi aprimorado, alcançando 290 cv, capazes de levar o W 196 R a 300 km/h.
O motor contava com diversas inovações, incluindo:
- Ignition dupla
- Lubrificação por cárter seco
- Sistema de válvulas desmodrômicas
- Injeção direta de alta pressão desenvolvida pela Bosch
O tanque de combustível tinha capacidade de 178 litros, subdividido em compartimentos internos para evitar oscilações.
Transmissão e Tração
A Mercedes optou por uma caixa manual de cinco marchas com disco único, instalada no eixo traseiro. O câmbio possuía sincronizadores nas quatro marchas mais altas, além de um diferencial traseiro autoblocante para melhorar a tração.
O Futuro do W 196 R
Quanto ao preço, saberemos mais em fevereiro de 2025, quando o W 196 R Stromlinienwagen será leiloado pela RM Sotheby’s na Alemanha. A estimativa é que ele alcance cerca de 50 milhões de euros, ou aproximadamente R$ 321 milhões. Embora esteja longe do recordista, tem todas as condições de superar a Ferrari GTO.
"É um carro que não só carrega história, mas também uma promessa de se tornar um ícone no mundo dos leilões."