Como são escolhidas as fontes no jornalismo?
O podcast inédito Dizem as Fontes, de educação midiática, busca responder questões sobre a confiabilidade das fontes jornalísticas e a credibilidade das informações disponíveis nas redes sociais. O primeiro episódio está disponível nesta sexta-feira (31) no site da Radioagência Nacional e no perfil do veículo no Spotify.
O que é o podcast?
Os podcasts são programas gravados em áudio e disponibilizados online. Esta produção é resultado de uma parceria entre as agências públicas de notícias Agência Brasil e a Radioagência Nacional, fruto do mestrado profissional da jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Mariana Tokarnia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2024. A série é composta por seis capítulos de cerca de 20 minutos cada, que serão divulgados às sextas-feiras.
Objetivo do podcast
Mariana explica que o objetivo é discutir a relevância e a prática diária do jornalismo, através de conversas com profissionais de diferentes veículos e perfis, como Antônio Gois, de O Globo, Mara Régia, da Rádio Nacional da Amazônia, Fernanda Lima, do Voz de Guadalupe, Ariene Susui, da rede de comunicadores indígenas de Roraima Wakywai, e Bruno Fonseca, da Agência Pública.
“Existe um desconhecimento muito grande sobre o dia a dia da profissão; sobre como é definida uma pauta, como é feita uma apuração e a reportagem. A gente observa isso nas conversas com amigos, com familiares”, afirma Mariana, fundadora e diretora da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) e Jornalista Amiga da Criança pela Andi-Comunicação e Direitos. “Então, em meio a tantas notícias falsas e ao excesso de informação, é importante esclarecer como trabalhamos.”
Desinformação no Brasil
No primeiro episódio, o podcast aborda o cenário da desinformação no Brasil, incluindo notícias falsas e deepfakes – técnicas que usam inteligência artificial para alterar sons, imagens e discursos. Mariana destaca a importância da educação midiática, que ajuda a distinguir informações verdadeiras de conteúdos manipulados. “A educação é um caminho muito potente para compreendermos e questionarmos o mundo à nossa volta. Quando discutimos a mídia de forma crítica, abrimos caminhos para educar pelo jornalismo e tornar o jornalismo mais transparente”, afirma Tokarnia.
Contribuição para o jornalismo
Com este projeto, a Agência Brasil e a Radioagência buscam contribuir para uma melhor compreensão do jornalismo na sociedade e fortalecer sua credibilidade. “Esse podcast desmistifica a profissão”, ressalta a jornalista Beatriz Arcoverde, que coordenou o trabalho. “Nós, jornalistas, não somos os donos da verdade. Para apresentar uma reportagem, dedicamos horas a apurar dados, confirmar informações e ouvir fontes especializadas, por exemplo.”
Outro aspecto importante abordado por Beatriz é que o jornalismo pode ser feito de várias formas e por diferentes veículos, como o jornalismo comunitário e o jornalismo público, orientados pelo interesse público e não pelo lucro.
Inspiração do nome
O nome do podcast, Dizem as Fontes, foi inspirado em um jargão jornalístico utilizado quando os profissionais precisam proteger a origem das informações.
Outros podcasts jornalísticos da Radioagência Nacional, como Ciência: mulheres negras dão o tom e Grandes Invisíveis, estão disponíveis para download no site ou nos tocadores de áudio habituais. Todo o conteúdo é distribuído gratuitamente.