Diplomata e escritor: conheça o novo imortal Edgard Telles Ribeiro


Edgard Telles Ribeiro é eleito para a Academia Brasileira de Letras

O novo membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) é Edgard Telles Ribeiro, um profissional multifacetado que atuou como embaixador, cineasta, crítico, professor universitário e escritor. Nascido em Valparaíso, Chile, Telles Ribeiro se naturalizou brasileiro e, na quarta-feira (11), foi eleito para a Cadeira 27, anteriormente ocupada pelo poeta e letrista Antonio Cicero, que faleceu na Suíça, aos 79 anos.

A eleição de Telles Ribeiro foi marcada por 28 votos de um total de 39 possíveis. O autor possui 15 livros publicados, com seu trabalho mais recente, "Jogo de Armar" (2023), sendo finalista do Prêmio Jabuti. Seu romance "Olho de Rei" recebeu o prêmio da ABL de melhor obra de ficção em 2006, enquanto "O Punho e a Renda", que aborda a ditadura militar, conquistou o prêmio de melhor romance do Pen Clube em 2015.

Telles Ribeiro tem uma formação sólida em cinema, tendo estudado na Universidade da Califórnia (UCLA) e lecionado na Universidade de Brasília (UNB). Iniciou sua carreira diplomática em 1966, ao ingressar no Instituto Rio Branco, e dedicou parte significativa de sua trajetória à diplomacia cultural. Entre 2002 e 2005, ele chefiou o departamento cultural do Ministério das Relações Exteriores.

O presidente da ABL, Merval Pereira, elogiou a escolha de Telles Ribeiro, ressaltando sua experiência na diplomacia cultural, que será benéfica para a Academia. "Edgard foi eleito por ser um romancista, e não um diplomata, mas como diplomata também trabalhou na área cultural, inclusive com Gilberto Gil, ministro da Cultura. Ele traz uma vantagem para a Academia, com sua experiência cultural", afirmou Pereira.

Além de Telles Ribeiro, outros candidatos à vaga incluíram Lucas Pereira da Silva, Tom Farias (Uelinton Farias Alves), José Efigênio Eloi Moura, Eduardo Luiz Baccarin-Costa, Ruy da Penha Lôbo, João Calazans Filho, Martinho Ramalho de Melo, Alda Nilma de Miranda, Chislene de Carvalho J. M. Monteirás e Remilson Soares Candeia. Tom Farias foi o segundo mais votado, recebendo seis votos.

A Cadeira 27 da ABL já foi ocupada por renomados escritores, como Antonio Cícero, Maciel Monteiro, Joaquim Nabuco, Dantas Barreto, Gregório da Fonseca, Levi Carneiro, Otávio de Faria e Eduardo Portela.



Fonte: EBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *