Déjà Vu: EPR Adquire Lote 6 com Desconto de 0,08% Sem Concorrência


O cenário na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, se repetiu. Na quinta-feira (19), o grupo EPR, formado pelas empresas Equipav e Pefin, arrematou o lote 6 das rodovias do Paraná ao oferecer um desconto de 0,08% em relação à tarifa básica máxima de pedágio de R$ 0,17 por km. Essa situação gerou uma sensação de déjà vu, já que em outubro do ano passado, a EPR também apresentou um desconto de 0,08%, disputando sozinha e levando o lote 2. Assim, não houve competição nos lotes 2 e 6, resultando em uma oferta única de 0,08% de desconto.

O lote 6 abrange a concessão de 662 quilômetros de rodovias, federais e estaduais, que atravessam as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. O investimento previsto é de R$ 20 bilhões ao longo de três décadas de contrato, sendo R$ 12,7 bilhões destinados ao Capex e R$ 7,4 bilhões ao Opex, com a expectativa de duplicação de 70% das estradas do trecho. Serão instaladas nove praças de pedágio nos municípios de Lindoeste, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Céu Azul, São Miguel do Iguaçú, Ampére e Pato Branco.

A ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) informou que os projetos incluem a instalação de câmeras com tecnologia OCR para leitura e reconhecimento de placas, detecção automática de incidentes, painéis de mensagem variável, sistema de pesagem automático e monitoramento meteorológico. Além disso, haverá conectividade em toda a extensão das rodovias concedidas. Os novos contratos também permitirão a migração do sistema de cobrança convencional para o sistema eletrônico de livre passagem (Free Flow), atendendo a um pedido do Governo do Estado.

Uma das principais intenções do governo com a concessão é a duplicação de toda a BR-277, desde Curitiba até Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai e Argentina. O governador Ratinho Junior comemorou: “Este é o trecho com o maior volume de obras de todos os seis lotes do pacote de concessões rodoviárias do Paraná. Isso significa que vamos promover um dos maiores investimentos em infraestrutura da América Latina no Oeste e Sudoeste paranaense, levando mais segurança viária e produtividade para o Estado.”

Para a concessão do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná, o estado foi dividido em seis lotes, que são leiloados separadamente. Com a conclusão do leilão do lote 6, restam agora os lotes 4 e 5. A expectativa do Ministério dos Transportes é que esses lotes sejam leiloados em junho ou julho de 2025.



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