BNDES concede crédito de R$ 6,4 bi para melhoria de rodovias no Paraná


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a concessionária EPR Litoral Pioneiro assinaram, nesta quarta-feira (29), um contrato de financiamento de R$ 6,38 bilhões para investimentos em rodovias no Paraná. O ato ocorreu em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este projeto integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Detalhes do Financiamento

O financiamento é composto por R$ 829 milhões em recursos diretos do BNDES e R$ 5,55 bilhões em emissão de debêntures, que são títulos de crédito de renda fixa emitidos pelo banco para captar recursos no mercado financeiro.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, enfatizou a importância do financiamento:

“O banco financiou 85% de todos os investimentos em estradas do Brasil, principal modal logístico do país. Em 2024, foram aprovados R$ 23 bilhões para o transporte rodoviário, volume recorde nos 72 anos do banco.”

O presidente destacou ainda a necessidade de melhorias na infraestrutura:

“Não há financiamento de longo prazo para essa infraestrutura tão desafiadora, é um problema central de produtividade, de eficiência, de redução de gases de efeito estufa, de redução do custo de manutenção da frota dos caminhões, dos equipamentos, automóveis, se a gente não melhorar essa infraestrutura.”

Investimentos Privados e Desenvolvimento

O ministro dos Transportes, Renan Filho, também comentou sobre o volume de investimentos privados no país:

“Já leiloamos quatro [lotes] e, esse ano, nós faremos os dois últimos leilões do estado do Paraná. O estado, com isso, vai captar o maior volume de investimento para o desenvolvimento de rodovias da sua história: R$ 60 bilhões serão investidos para modernizar a infraestrutura, garantir mais segurança para as pessoas. O Brasil está na mínima de desemprego porque está na máxima de investimento privado.”

Ele acrescentou a importância dos investimentos para a capacidade de exportação do Paraná:

“Rodovia precisa de investimentos vultosos para garantir fluxo, velocidade média superior e, por consequência, mais capacidade de exportação.”

Obras e Impacto Regional

Com os novos recursos, a EPR Litoral Pioneiro vai:

  • Duplicar 350 quilômetros de rodovias federais e estaduais.
  • Construir 138 quilômetros de faixas adicionais.
  • Construir 73 quilômetros de vias marginais.
  • Criar um acesso ao Porto do Paranaguá, crucial para o escoamento da produção agrícola do centro-sul do país.

Nos 30 anos de concessão à EPR Litoral Pioneiro, os investimentos estão estimados em R$ 16 bilhões, sendo R$ 10,5 bilhões em expansão e melhorias e R$ 5,5 bilhões em manutenção das estradas.

O segmento inclui, além das federais BR-153, BR-277 e BR-369, diversos trechos de rodovias estaduais, atendendo 27 cidades paranaenses, incluindo a capital, Curitiba. A malha concedida conta com quatro praças de pedágio em operação e outras duas em implantação. A tarifa de pedágio média, segundo comunicado da Presidência, é 31% inferior em relação à praticada nas concessões anteriores.



Fonte: EBC

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