Aston Martin Valhalla: V8 Híbrido de 1.079 cv Chegará ao Brasil


Em 2019, a Aston Martin revelou o conceito AM-RB 003, dando início ao desenvolvimento de um superesportivo com motor central que agora se materializa na forma do Aston Martin Valhalla. Embora o projeto tenha enfrentado atrasos e algumas informações ainda permaneçam em sigilo, uma das características mais impressionantes é o motor V8 4.0 biturbo, que entrega 828 cv, instalado logo atrás dos ocupantes.

Potência e Inovação

A potência total do Valhalla atinge impressionantes 1.079 cv e 112,2 kgfm, graças a um sofisticado sistema híbrido plug-in. O motor V8, originário da Mercedes e utilizado também no SUV DBX707, foi aprimorado para o Valhalla. Ele conta com um novo virabrequim plano, pistões modificados e um sistema de lubrificação de cárter seco, além de novos comandos de válvulas e um sistema de ignição atualizado. As turbinas foram otimizadas, gerando uma pressão de até 3 bar.

Para complementar esse sistema, o Valhalla é equipado com três motores elétricos. Um deles está integrado à transmissão de dupla embreagem de oito marchas, atuando como motor de partida e gerador para recarregar a bateria. Os outros dois motores estão posicionados na parte dianteira, movendo as rodas dianteiras e podendo atingir 18.800 rpm. Eles operam de forma independente, contribuindo com uma potência elétrica máxima de 251 cv.

Desempenho Impressionante

Com todos os motores em funcionamento, a Aston Martin afirma que o Valhalla pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 350 km/h. Essa performance é possibilitada por um sistema de aerodinâmica ativa que se ajusta conforme o modo de direção escolhido. O Integrated Vehicle Dynamics Control (IVC) é responsável pelos cálculos e ajustes necessários, alterando a posição da asa, suspensão, direção, freios e vetorização de torque.

Tecnologia e Conforto

O superesportivo conta com uma suspensão traseira independente multlink e uma suspensão dianteira pushrod, inspirada na Fórmula 1, montadas em estruturas de alumínio conectadas ao monocoque de fibra de carbono. Os discos de freio carbonocerâmicos, fabricados pela Brembo, garantem um desempenho de frenagem à altura das expectativas.

Em termos de design interno, o cockpit do Valhalla é mais simples, focando no motorista. Equipado com duas telas e um console com comandos minimalistas, o interior apresenta elementos na mesma cor dos carros de F1 da Aston Martin, além de uma abundância de fibra de carbono exposta.

Especificações e Produção

Com dimensões de 4,72 m de comprimento, 2,20 m de largura (incluindo retrovisores), 1,16 m de altura e 2,76 m de entre-eixos, o Valhalla tem uma altura livre do solo de apenas 10 cm. Seu peso é de 1.655 kg, considerado leve para um supercarro híbrido.

A produção do Aston Martin Valhalla está prevista para começar no segundo trimestre de 2025, com a marca projetando apenas 999 unidades. Pelo menos seis desses superesportivos estarão disponíveis no Brasil, mas o preço ainda não foi divulgado.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *