A Panam Sports, organização responsável pelos Jogos Pan-Americanos, anunciou que recebeu duas candidaturas para sediar a edição de 2031 do evento. As cidades candidatas são Assunção, no Paraguai, e uma candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói, no Brasil. O anúncio foi feito após o encerramento do prazo para inscrições, que se deu às 23h59 do dia 31 de janeiro.
"Recebemos com entusiasmo as candidaturas de Assunção e Rio de Janeiro-Niterói. Agradecemos aos Comitês Olímpicos Nacionais e aos Governos do Paraguai e do Brasil por participarem deste processo que fortalecerá o desenvolvimento do esporte em nossa região", destacou Jimena Saldaña, secretária-geral da Panam Sports.
Agora, as cidades têm até o dia 30 de abril para cumprir uma série de exigências e enviar o Dossiê de Candidatura à Panam Sports. A entidade desclassificará a candidatura que não atender a todos os requisitos até a data limite. No dia 1º de maio, serão oficializadas as candidaturas que seguirem no processo e será formada uma Comissão Avaliadora para analisar todos os aspectos relacionados a cada candidatura.
Candidatura brasileira
A candidatura de Rio de Janeiro e Niterói ganhou força após a desistência de São Paulo, que ocorreu em 16 de janeiro. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) então aprovou a candidatura conjunta das duas cidades cariocas. Os prefeitos das duas cidades, Eduardo Paes e Rodrigo Neves, respectivamente, encontraram-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília, onde foi assinada uma carta de garantias em nome do Governo Federal.
O Brasil já foi sede dos Jogos Pan-Americanos em 2007, também no Rio de Janeiro, que posteriormente sediou os Jogos Olímpicos de 2016 e foi uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. A experiência anterior em sediar grandes eventos esportivos é um dos pontos fortes da candidatura de Rio de Janeiro e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031.