Vai comprar um carro automático usado ou já possui um e está desconfiado do funcionamento dele? A evolução dos sistemas de câmbio automático superou o preconceito que existia há algumas décadas, tornando esses veículos mais populares do que os manuais no Brasil. No entanto, pequenos problemas podem resultar em altos custos de manutenção.
Troca de Óleo do Câmbio Automático
A principal dúvida entre os motoristas diz respeito à troca do óleo do câmbio. É importante notar que, independentemente do tipo de câmbio automático — convencional, dupla embreagem ou CVT —, a maioria dos fabricantes recomenda a troca do fluido lubrificante interno, que é mais caro do que o utilizado em câmbios manuais. Contudo, existem transmissões vedadas que não precisam da substituição do fluido.
Quais são as recomendações dos fabricantes?
- Honda: Câmbios CVT necessitam de troca a cada 40.000 km ou 36.000 km.
- Volkswagen: Não estipula um prazo específico para troca do óleo do câmbio automático de seis marchas.
- Hyundai: Troca apenas em casos de uso severo, a cada 100.000 km.
- Chevrolet: Preconiza a troca aos 80.000 km, somente em caso de uso severo.
- Renault: A troca do lubrificante do câmbio de dupla embreagem EDC está incluída na revisão de 90.000 km.
- Nissan: Recomendação de troca do fluido CVT a cada 100.000 km, com inspeções a cada 20.000 km ou 12 meses.
"O importante é estar atento à recomendação do manual do proprietário."
Sintomas de Problemas no Câmbio Automático
Se você suspeita que seu câmbio automático não está funcionando corretamente, fique atento aos seguintes sinais:
- Trocas de Marcha: Engates devem ser suaves, sem trancos ou atrasos. O carro não deve apresentar solavancos ao mudar de marcha.
- Ruídos Estranhos: Estalos, zumbidos ou barulhos metálicos podem indicar problemas internos e estão frequentemente acompanhados de vibrações.
- Modos de Condução: Teste os diferentes modos disponíveis e verifique se respondem corretamente. A falta de resposta no modo sequencial é um indicativo de problemas.
- Luz de Alerta no Painel: A luz do câmbio acesa pode sinalizar uma falha.
"Se o carro apresentar qualquer um desses problemas, pode ser um sinal de desgaste no câmbio e um alto custo de reparo." – William Artigiani, oficina Car13.
Verificações Profundas com um Mecânico
Para uma avaliação mais detalhada, a ajuda de um mecânico é essencial. Algumas das verificações incluem:
- Nível e Coloração do Óleo: Fluido queimado ou muito escuro pode indicar desgaste interno.
- Diagnóstico com Scanner: Um scanner pode identificar códigos de falha antes de fechar o negócio.
Dicas para Manter o Câmbio Automático em Ordem
- Evite Mover a Manopla Constantemente: Mover a alavanca enquanto o carro está parado causa desgaste desnecessário.
- Mudar de Posição com o Carro em Movimento: Essa prática pode danificar os componentes internos.
- Estacionar Corretamente: Sempre coloque o carro em N (neutro) e acione o freio de estacionamento antes de mudar para P.
- Cuidado em Ladeiras: O freio de estacionamento deve ser acionado ao estacionar em ladeiras para evitar desgaste.
- Não Descer com o Câmbio em N: Isso pode acelerar o desgaste das embreagens internas.
Considerações Finais
Não existe uma verdade absoluta sobre a troca de óleo do câmbio automático. Se a troca for necessária, siga sempre as especificações do manual do proprietário para garantir o bom funcionamento do veículo.
Esteja sempre atento aos sinais do seu carro e, ao comprar um usado, não hesite em realizar todas as verificações necessárias para evitar futuros problemas.