Mercado de franquias cresce 13,5% e fatura R$ 273 bilhões em 2024


O mercado brasileiro de franquias registrou alta de 13,5% em 2024, atingindo um faturamento de R$ 273,08 bilhões, segundo pesquisa de desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgada nesta quarta-feira (5).

De acordo com a entidade, o resultado está associado à recuperação do consumo, aquecido pelo baixo nível de desemprego, pelo aumento da massa salarial e pelo poder de compra das famílias.

“Um mercado de trabalho forte e mais dinheiro circulando na economia, mesmo com seus impactos inflacionários, impulsionaram o faturamento do franchising brasileiro que, assim como outros setores, superou as expectativas iniciais”, destacou o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.

Segmentos em Alta

Os segmentos de franquias que mais cresceram em 2024 foram:

  • Entretenimento e Lazer: alta de 16,6%
  • Saúde, Beleza e Bem-Estar: elevação de 16,5%
  • Alimentação – Food Service: 16,1%
  • Alimentação – Comércio e Distribuição: 14,7%

Principais Franquias

Pelo terceiro ano consecutivo, a Cacau Show manteve a liderança de marca com mais operações (4.216), uma expansão de mais de 10% em 2024. Em seguida, vêm:

  • O Boticário: 3.746 operações
  • McDonald’s: 2.704 operações
  • Colchões Ortobom: 2.387 operações

A rede Lubrax+ subiu do sexto para o quinto lugar, com 1.685 operações.

Com esses dados, o cenário do franchising brasileiro se revela promissor, refletindo uma economia em recuperação e um mercado em constante evolução.



Fonte: EBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *