Uma mancha de óleo foi identificada na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e sua origem foi atribuída ao navio-sonda Atlantic. A informação foi confirmada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nesta terça-feira, 28 de outubro. O Atlantic Zonda, responsável pelo vazamento, está ancorado nas proximidades da orla de Niterói, especificamente na praia de Boa Viagem.
Multas e Consequências
As penalidades pelo crime ambiental podem atingir até R$ 10 milhões. O Inea destacou que a situação é ainda mais grave devido à falta de comunicação do incidente com o órgão ambiental estadual.
Ação Imediata
Equipes técnicas foram mobilizadas para realizar a dispersão das manchas de óleo. O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, comentou sobre a resposta rápida: “Destacamos imediatamente as equipes para averiguar o ocorrido e dar uma resposta imediata à população”.
Além do navio Atlantic, foram identificados um estaleiro e uma marina que também estavam contribuindo para o derramamento de óleo na Baía de Guanabara.
Leia Mais:
- Queimadas no Brasil intensificam degelo na Antártica
- Qual a espécie de piranha que atacou banhistas em SP; entenda
- Fenômeno “parede de chuva” aparece no céu em MT; veja vídeo
Este conteúdo foi originalmente publicado em RJ: vazamento em navio causa mancha de óleo na Baía de Guanabara no site CNN Brasil.