O Fiat Grande Panda deverá desembarcar no Brasil apenas no início de 2026, mas na Europa ele já está se tornando uma realidade. O modelo europeu pode nos oferecer uma prévia do que esperar, embora algumas mudanças sejam prováveis para o mercado brasileiro.
Design e Versões
Embora o design do Grande Panda tenha sido mantido, algumas características podem ser revisadas antes de sua chegada ao Brasil. Detalhes como os pontos de LED na dianteira e o nome "Panda" em baixo relevo na lateral estão sob análise. Além disso, o nome "Grande Panda" ainda não está confirmado para o mercado brasileiro.
Na Europa, o Grande Panda contará com quatro versões: Pop, Icon, La Prima e Red. A versão Red, que foi vista em testes em junho de 2024, se destaca por ser elétrica e mais acessível, feita em parceria com a ONG (RED), que combate a AIDS.
Equipamentos e Tecnologia
A versão de entrada, Pop, será equipada com:
- Piloto automático com limitador de velocidade
- Assistente de permanência em faixa
- Painel de instrumentos de 10”
- Freio de estacionamento eletrônico
- Ar-condicionado manual
- Sensores de estacionamento traseiros
- Frenagem autônoma de emergência
A versão Icon trará uma central multimídia de 10,25”, faróis e lanternas de LED, assentos com configuração 60/40, painel estofado e apoio de braço para o motorista.
Para quem busca mais recursos, serão oferecidos pacotes adicionais de tecnologia e estilo, incluindo ar-condicionado automático, sensores de estacionamento dianteiros e câmera de ré. A versão topo de linha, La Prima, contará com rodas de 17” de liga leve e acabamento interno em tecido BAMBOX Bamboo Fiber Tex.
Motorização e Desempenho
O Grande Panda será o primeiro modelo da Stellantis a utilizar a plataforma STLA Smart Car, adaptada no Brasil para a CMP, a mesma dos modelos da Citroën. As dimensões são similares às do C3 brasileiro, com um comprimento de 3,99 m e uma largura de 1,76 m.
Na Europa, o modelo híbrido leve terá motor 1.2 turbo de 100 cv, associado a um sistema elétrico de 48V. No Brasil, a previsão é de que o Panda utilize um sistema mais simples de 12V com um motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT, além de uma versão com motor 1.0 Firefly de 75 cv e câmbio manual.
A versão elétrica contará com um motor de 113 cv e bateria de 44 kWh, prometendo até 320 km de autonomia. Com capacidade de carregamento rápido de até 100 kW, a recarga de 20 a 80% será feita em apenas 27 minutos.
Expectativa de Preços
As entregas do Grande Panda estão previstas para março de 2026. Embora a Fiat ainda não tenha revelado todos os preços, a versão híbrida deverá custar menos de 19.000 euros (cerca de R$ 115.855), enquanto a versão elétrica terá preço inferior a 25.000 euros (aproximadamente R$ 152.441), posicionando-se de maneira competitiva em relação ao Fiat Pulse brasileiro.