Lançado em 2019, o Tesla Model Y não havia recebido atualizações significativas até agora. A montadora de carros elétricos anunciou oficialmente a reestilização Juniper, que traz um design renovado e um interior mais sofisticado. As mudanças vão além da estética, pois a linha 2025 do carro elétrico mais vendido do mundo apresenta melhorias em performance, nível de ruído e autonomia.
### Atualizações no Interior e Exterior
A renovação visual do novo Tesla Model Y Juniper destaca-se pela frente remodelada, que conta com faróis divididos e uma barra de LED que os interliga, inspirada no Cybercab. No entanto, essa nova frente conferiu ao veículo um aspecto que remete a carros genéricos chineses. O para-choque agora possui entradas de ar nas extremidades e não tem emblema no capô.
As lanternas traseiras foram unificadas e ganharam um novo design, enquanto o tamanho do SUV aumentou em 4,1 cm, totalizando 4,79 m de comprimento. O conjunto de rodas agora é de 20 polegadas, e uma nova cor de carroceria, chamada “Glacier Blue”, foi introduzida.
A cabine mantém o design minimalista característico da Tesla, mas a central de infoentretenimento foi ligeiramente ampliada, passando de 15” para 15,4”. Uma tela adicional de 8” foi adicionada para os passageiros. O painel, o console central e os encostos das portas foram redesenhados, incorporando uma faixa de iluminação ambiente e acabamentos mais sofisticados em camurça sintética. A seleção de marchas agora está integrada à tela central, e o sistema de áudio recebeu aprimoramentos.
Além disso, a Tesla melhorou o isolamento acústico do Model Y, implementando ajustes aerodinâmicos, novo vidro acústico, suspensão reajustada e pneus com menor nível de ruído.
### Mecânica Aprimorada
O Model Y Juniper oferece duas opções de acabamento: uma com tração traseira, que proporciona 466 km de autonomia, e outra com tração integral, chamada Long Range, capaz de rodar até 551 km. Esses números representam um aumento de 11 km e 18 km, respectivamente, em comparação ao modelo anterior.
Embora a Tesla não tenha revelado as novas especificações dos motores, ambas as versões são ligeiramente mais rápidas. A variante de tração traseira consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, um segundo a menos que seu antecessor. A versão Long Range 4×4 atinge a mesma velocidade em 4,3 segundos, 0,1 segundo mais rápido. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 201 km/h, um pouco mais lenta que antes.
Uma nova versão Performance será lançada nos próximos meses, com a mesma configuração do Model 3 Performance, equipada com motor duplo de 510 cv. O Model Y Juniper já está disponível em alguns sites da Tesla na Ásia e Pacífico, com entregas previstas para abril ou maio. Na Austrália, o SUV está sendo vendido por R$ 240.000 na versão de tração traseira e R$ 275.000 na versão com tração integral.
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