Fiat Panda se transformará em Pandina em 2025, acompanhando o lançamento do novo 500e.



A Fiat delineou suas ambições até 2030, com foco na reestruturação da empresa em resposta à queda de suas ações e no fortalecimento de suas relações com o governo italiano. A montadora alocará 2 bilhões de euros (aproximadamente R$ 12,84 bilhões) para modernizar suas fábricas locais e lançar novos modelos.

### Investimentos e Rejuvenescimento de Modelos

Jean-Philippe Imparato, novo chefe do grupo Stellantis para a Europa, afirmou que a empresa se concentrará na revitalização de dois modelos icônicos: o e500 e o Panda. O Panda, em particular, receberá uma nova série especial chamada “Pandina”, que será lançada em 2025, incorporando recursos de segurança modernos, em conformidade com o novo regulamento de segurança veicular europeu (GR2).

> “O Panda se manterá ativo até 2030 e, em 2035, será atualizado para uma motorização elétrica, seguindo as normas de emissões da Europa.” – Jean-Philippe Imparato

### 500e e Novas Tecnologias

O 500e será um dos principais focos da Fiat nos próximos anos. A fábrica de Mirafiori receberá atenção especial para reativar sua produção, que sofreu com o desemprego técnico. Em 2025, o 500e ganhará uma nova versão que substituirá suas antigas baterias de NMC (níquel-manganês-cobalto) por baterias de LFP (lítio-ferro-fosfato), mais econômicas.

Entretanto, uma nova geração do 500e só está prevista para 2030, com a adoção da plataforma STLA Small. Além disso, em 2025, o modelo servirá como base para um novo carro híbrido leve chamado Torino.

### Futuro do Ducato e Novos SUVs

O Ducato também está nos planos da Fiat, com uma nova versão programada para 2027. A atualização será necessária para atender às normas de segurança e ao Euro 7, que entrarão em vigor naquele ano. A produção das versões a combustão e elétrica ocorrerá na fábrica de Atessa, na Itália.

Os novos SUVs Multipla e Fastback, por outro lado, serão fabricados no exterior, provavelmente no Marrocos, com previsão de lançamento para 2026. A montadora ainda não especificou detalhes sobre a produção, mas a planta de Kragujevac, na Sérvia, é uma candidata viável para a fabricação do Grande Panda, que compartilha a plataforma com os novos SUVs.

### Conclusão

Com esses planos, a Fiat busca não apenas recuperar sua posição no mercado italiano, mas também se adaptar às novas exigências de segurança e ambientais da indústria automotiva. O compromisso com a inovação e a modernização de seus modelos reflete uma estratégia clara para o futuro da marca na Europa.



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