PM do Rio de Janeiro pode se tornar mais uma vítima dos airbags defeituosos da Takata.


Um soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro, identificado como Marcel Magno, pode ser a mais recente vítima dos airbags mortais da Takata, uma situação que poderia marcar o nono caso registrado no Brasil. O acidente ocorreu na última segunda-feira (23), quando Marcel dirigia um Toyota Corolla e colidiu na traseira de um Fiat Fiorino, que havia freado para evitar atropelar uma moto atravessando a avenida.

De acordo com informações do G1, a causa da morte de Marcel foi um corte profundo no pescoço, provocado por uma peça do airbag que se projetou durante a colisão. A Polícia Civil já iniciou investigações sobre o caso, que destaca os perigos associados aos airbags da Takata, que resultaram em um recall global de mais de 100 milhões de veículos.

Recall de Airbags Takata

O carro de Marcel, um Toyota Corolla 2025/2016, está entre os cerca de 5,8 milhões de veículos no Brasil com recalls pendentes devido a falhas nos airbags da Takata. Atualmente, aproximadamente 2,5 milhões de veículos ainda não foram reparados. A Toyota confirmou que o Corolla envolvido no acidente está com recall ativo.

"Lamentamos profundamente a situação e reiteramos a importância da troca dos airbags para a segurança de nossos clientes," declarou a fabricante.

Casos Anteriores e Consequências

Este incidente trágico pode se somar a outro caso recente, onde um motorista de Honda Civic também sofreu ferimentos fatais em um acidente, resultando em um corte no pescoço por estilhaços do airbag. O acidente ocorreu em Rio Verde (GO) e ressalta o risco contínuo associado aos airbags Takata.

Os defeitos nos airbags foram identificados há mais de uma década, quando a fabricante japonesa admitiu ter conhecimento sobre o problema desde 2008. No entanto, uma reportagem revelou que a descoberta inicial ocorreu em 2004. A Takata foi alvo de investigações após um acidente envolvendo um Honda Accord, onde fragmentos metálicos atingiram o motorista.

Segurança em Primeiro Lugar

Os airbags da Takata, que equipam veículos de diversas marcas entre o final dos anos 1990 e 2015, apresentam riscos significativos, com a possibilidade de fragmentos metálicos serem projetados no momento da ativação. A empresa declarou falência em 2021, sendo adquirida pela KSS, e a questão dos airbags permanece uma preocupação global.

"A ativação do gerador de gases do sistema de airbag pode resultar em uma pressão excessiva, ocasionando a ruptura do gerador e a projeção de fragmentos metálicos," alertou a Takata em um de seus comunicados.

Importância do Recall

A nova lei de trânsito, em vigor desde abril de 2021, exige que os proprietários de veículos realizem os recalls para obter o licenciamento anual. A medida visa aumentar a adesão às campanhas de recall, que historicamente têm baixo comparecimento.

Após a realização do reparo, as fabricantes têm um prazo de 15 dias para informar ao governo sobre o conserto, e o proprietário receberá um recibo detalhando o serviço realizado. Essa regulamentação é um incentivo para que os proprietários priorizem a segurança de seus veículos e de todos os usuários das vias.

Conclusão

O caso do policial Marcel Magno é um lembrete sombrio dos perigos associados aos airbags defeituosos da Takata. A conscientização e a ação imediata em relação aos recalls são fundamentais para evitar tragédias no futuro.



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