Uma a cada 3 famílias diz que filhos não aprendem o esperado na escola



Pais expressam preocupação com a educação dos filhos na escola

A preocupação com a permanência e o aprendizado dos filhos na escola é um tema que tem gerado debates entre pais, mães e responsáveis. Uma pesquisa recente revelou que um a cada três responsáveis acredita que seus filhos não estão aprendendo o esperado para a idade.

Fortalecimento do Ensino de Matemática

Diante desse cenário, 91% dos entrevistados afirmam que é fundamental fortalecer o ensino de matemática nas escolas. Além disso, mais de 80% apoiam a ampliação de atividades artísticas, esportivas e culturais, assim como a inclusão de temas sobre diversidade étnico-racial.

“Acho que esses dados mostram um cenário, de fato, de preocupação. Os pais desses estudantes veem que existem diversos desafios olhando para o contexto da escola”, comenta Natália Fregonesi, coordenadora de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação.

Preocupação com o Abandono Escolar

A pesquisa, realizada pelo Instituto Datafolha, mostra que 51% dos responsáveis concordam que muitos estudantes estão abandonando a escola. Essa preocupação é ainda maior entre famílias com menor rendimento, onde 53% acreditam que o abandono escolar é um problema sério. Para famílias com maior rendimento, esse percentual é de 37%.

“É uma sinalização muito importante para os governadores, para os prefeitos, para todos os governantes, de que é preciso investir e dar prioridade política para a educação”, diz Fregonesi.

Qualidade da Aprendizagem

A qualidade da aprendizagem também é um tema central. Entre os responsáveis por estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, 36% não acreditam que seus filhos estão adquirindo o conhecimento esperado, enquanto nos anos finais essa porcentagem sobe para 41%.

Necessidade de Mais Aulas

A pesquisa indica que nove em cada dez responsáveis (91%) acreditam que o ensino de matemática precisa ser reforçado. A coordenadora Fregonesi ressalta a importância desse ponto:

“Esse ponto de melhoria do ensino da matemática é um ponto que apareceu muito forte na pesquisa. É algo bastante perceptível para os pais que acompanham esses estudantes em casa”.

Ações Prioritárias para a Educação

Quando questionados sobre as ações prioritárias para as próximas gestões municipais, 30% dos entrevistados apontaram a expansão do número de escolas em tempo integral como fundamental.

Em 2023, o governo federal lançou o Programa Educação em Tempo Integral, com o objetivo de aumentar as vagas em tempo integral até 2026.

Valorização dos Professores

A pesquisa também destaca a importância dos professores no processo de aprendizagem. 70% dos pais relataram que seus filhos se sentem acolhidos pelos docentes. Além disso, 86% dos entrevistados concordam que um melhor acompanhamento do desenvolvimento dos alunos e uma formação qualificada dos professores são essenciais para a melhoria da aprendizagem.

“Isso é muito interessante para mostrar o quanto que os professores, de fato, são reconhecidos como tendo essa importância na vida dos estudantes”, finaliza Fregonesi.

A pesquisa foi conduzida entre julho e agosto de 2024, abrangendo 4.969 entrevistas com pais e responsáveis por crianças e adolescentes de 6 a 18 anos em escolas públicas.




Fonte: EBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *