Toyota Hilux GR-Sport de 224 cv é descontinuada no Brasil


Ao lançar a linha 2025 da Toyota Hilux em novembro, a fabricante surpreendeu ao não mencionar a Hilux GR-Sport, a versão esportiva da picape média. O motivo para esse silêncio é claro: a configuração foi oficialmente descontinuada e não deverá retornar tão cedo.

Hilux GR-Sport Sai de Linha

A Toyota confirmou à QUATRO RODAS que a Hilux GR-Sport não está mais disponível. No entanto, a montadora não divulgou as razões que levaram a essa decisão. Para entender melhor a situação, consultamos outras fontes, que indicaram que as mudanças provocadas pelo Proconve L8, que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2025, são um fator determinante.

"O novo conjunto de regras apertará os limites máximos de emissões de poluentes."

Essa nova regulamentação exigiria adaptações significativas. A Hilux GR-Sport, sendo a única versão a utilizar o motor 2.8 turbodiesel preparado para gerar 224 cv—20 cv a mais do que as demais versões—necessitaria de um novo trabalho para adequação às normas de emissões, além de uma nova homologação, o que aumentaria os custos para a fabricante.

Vendas e Atributos Exclusivos

Outro ponto a considerar é que a Hilux GR-Sport sempre foi uma variante de baixo volume de vendas. As primeiras versões contavam com poucos atributos exclusivos, como um ajuste para a suspensão, adesivos na carroceria e um acabamento interno diferenciado. A segunda geração ofereceu uma versão com motor V6 4.0 a gasolina de 234 cv.

"O acabamento conseguia trazer a esportividade para a cabine graças ao friso vermelho presente em toda a extensão do painel e do volante."

A terceira interação da GR-Sport foi a que mais recebeu mudanças, apresentando características realmente esportivas. Além de ser a única com o motor 2.8 turbodiesel de 224 cv, a versão teve alterações profundas no sistema de suspensão e um novo santantônio que funcionava como aerofólio. Essas modificações foram incorporadas à versão SRX Plus, com exceção da parte visual. Ambas as versões perderam o aerofólio especial em maio devido a problemas de durabilidade.

Futuro da Hilux GR-Sport

Com a Toyota Gazoo Racing tendo um escritório na Argentina, onde a Hilux é produzida, essa não deve ser a última tentativa de criar uma versão mais esportiva. Existe a possibilidade de que os engenheiros da Toyota decidam trabalhar em uma nova opção para a próxima geração da picape, que deve ser apresentada mundialmente em 2025.

Conclusão

A descontinuação da Hilux GR-Sport pode ser vista como uma resposta às novas regulamentações de emissões e ao baixo volume de vendas. Resta saber se a Toyota irá trazer de volta uma versão esportiva no futuro, e como isso se encaixará nas exigências de mercado e ambientais.



Veja mais detalhes no site da QUATRO RODAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *