Ministério do Trabalho criará plataforma para atendimento ao cidadão


O Ministério do Trabalho e Emprego vai disponibilizar, no primeiro semestre de 2025, a plataforma unificada de atendimento (Una), que tem a finalidade de facilitar o acesso aos serviços prestados pelas superintendências, gerências e agências regionais do Trabalho e Emprego.

Início do Projeto-Piloto

A Una terá início por meio de projeto-piloto na próxima quarta-feira (11), no estado do Rio de Janeiro, onde os cidadãos poderão solicitar atendimento por meio da plataforma. O objetivo principal é que as solicitações sejam atendidas de forma mais rápida e segura.

Funcionalidades da Plataforma

Para isso, será oferecido um conjunto de funcionalidades para o gerenciamento de serviços de atendimento presencial ou remoto. A plataforma possibilitará:

  • Envio de documentos digitalizados
  • Acompanhamento ou remarcação de agendamentos

A plataforma oferecerá também ao Ministério do Trabalho e Emprego maior controle e segurança no atendimento, uma vez que os protocolos serão autenticados na plataforma Gov.br, e integrará processos eletrônicos e execução de tarefas.

Serviços Disponíveis

Os serviços que estarão disponíveis para os cidadãos na plataforma incluem:

  • Solicitação da relação anual de informações sociais (RAIS)
  • Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  • Solicitações sobre o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)
  • Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre abono salarial
  • Registro profissional
  • Agendamento e seguro desemprego

Essa nova plataforma promete transformar a forma como os cidadãos acessam os serviços do Ministério, tornando o processo mais eficiente e seguro.



Fonte: EBC

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