O Ministério do Trabalho e Emprego vai disponibilizar, no primeiro semestre de 2025, a plataforma unificada de atendimento (Una), que tem a finalidade de facilitar o acesso aos serviços prestados pelas superintendências, gerências e agências regionais do Trabalho e Emprego.
Início do Projeto-Piloto
A Una terá início por meio de projeto-piloto na próxima quarta-feira (11), no estado do Rio de Janeiro, onde os cidadãos poderão solicitar atendimento por meio da plataforma. O objetivo principal é que as solicitações sejam atendidas de forma mais rápida e segura.
Funcionalidades da Plataforma
Para isso, será oferecido um conjunto de funcionalidades para o gerenciamento de serviços de atendimento presencial ou remoto. A plataforma possibilitará:
- Envio de documentos digitalizados
- Acompanhamento ou remarcação de agendamentos
A plataforma oferecerá também ao Ministério do Trabalho e Emprego maior controle e segurança no atendimento, uma vez que os protocolos serão autenticados na plataforma Gov.br, e integrará processos eletrônicos e execução de tarefas.
Serviços Disponíveis
Os serviços que estarão disponíveis para os cidadãos na plataforma incluem:
- Solicitação da relação anual de informações sociais (RAIS)
- Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
- Solicitações sobre o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)
- Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre abono salarial
- Registro profissional
- Agendamento e seguro desemprego
Essa nova plataforma promete transformar a forma como os cidadãos acessam os serviços do Ministério, tornando o processo mais eficiente e seguro.